EBOLA: UMA AMEAÇA MUNDIAL?

Publicado: 6 de agosto de 2014 em Sem categoria

Todos temos visto as notícias sobre a ocorrência da maior epidemia de Ebola na história. Mais de 1500 casos e quase 900 mortes até o presente momento. A epidemia por enquanto restringe-se a quatro países africanos: Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. Contudo, um casal de médicos americanos está sendo tratado nos Estados Unidos. 

Um tema tão atual pode ser abordado em provas de vestibular. Por conta disso, disponibilizamos o texto abaixo, que representa uma tradução das informações sobre o vírus e a doença, que estão disponíveis no site da Organização Mundial de Saúde (OMS). Façam bom proveito

 

VÍRUS EBOLA

ebolavírus é um filovírus (o outro membro desta família é o vírus Marburg), com forma filamentosa, com 14 micrômetros de comprimento e 80 nanômetros de diâmetro. O seu genoma é de RNA fita simples de sentido negativo (é complementar à fita codificante). O genoma é protegido por capsídeo, é envelopado e codifica sete proteínas.

 

  • Doença do vírus Ebola (EVD), anteriormente conhecida como febre hemorrágica Ebola, é uma doença grave, fatal em seres humanos.
  • Surtos de EVD têm uma taxa de letalidade de até 90%.
  • Surtos de EVD ocorrem principalmente em aldeias remotas na África Central e Ocidental, perto de florestas tropicais.
  • O vírus é transmitido para as pessoas a partir de animais selvagens e se espalha na população humana através da transmissão de humano para humano.
  • Morcegos de fruta da família Pteropodidae são considerados o hospedeiro nativo do vírus Ebola.
  • Pacientes gravemente doentes requerem tratamento de suporte intensivo. Nenhum tratamento ou vacina específica licenciado está disponível para uso em pessoas ou animais.
  • Ebola apareceu pela primeira vez em 1976, em dois focos simultâneos, em Nzara, Sudão e em Yambuku, República Democrática do Congo. O último foi situado em uma vila perto do rio Ebola. O gênero Ebolavírus é 1 de 3 membros da família Filoviridae (filovírus), juntamente com marburgvirus e cuevavirus. É composto por cinco espécies distintas.

 

TRANSMISSÃO

Ebola é introduzido na população humana através de um estreito contato com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados. Na África, a infecção tem-se documentado através da manipulação de chimpanzés infectados, gorilas, morcegos frutívoros, macacos, antílopes florestais e porcos-espinhos encontrados mortos ou doentes ou na floresta.

Ebola se espalha na comunidade, em seguida, através da transmissão de humano para humano, resultando em infecção por contato direto (através da pele ou mucosas) com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas, e contato indireto com ambientes contaminados com tais fluidos. Cerimônias fúnebres em que os enlutados têm contato direto com o corpo da pessoa falecida podem desempenhar um papel também na transmissão de Ebola. Homens que se recuperaram da doença ainda pode transmitir o vírus por meio de seu esperma para até sete semanas após a recuperação da doença.

Os profissionais de saúde foram frequentemente infectados durante o tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de EVD. Isto ocorreu através do contato próximo com pacientes. Precauções ao controle da infecção não são estritamente praticadas.

 

SINTOMAS

EVD é uma doença viral aguda grave frequentemente caracterizada pelo aparecimento súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Isto é seguido por vômitos, diarreia, erupções cutâneas, e funções hepáticas e renais deficientes e, em alguns casos, hemorragia tanto interna como externa. Os achados laboratoriais incluem redução de glóbulos brancos e de plaquetas e aumento das enzimas hepáticas.

O período de incubação, isto é, o intervalo de tempo desde a infecção de vírus com o aparecimento dos sintomas, é de 2 a 21 dias.

 

VACINA E TRATAMENTO

Nenhuma vacina licenciada está disponível para EVD. Várias vacinas estão sendo testadas, mas nenhum deles está disponível para uso clínico.

Pacientes gravemente doentes requerem tratamento de suporte intensivo. Os pacientes estão desidratados e exigem frequentemente soluções de re-hidratação oral ou fluidos intravenosos contendo eletrólitos.

Nenhum tratamento específico está disponível. Novas terapias medicamentosas estão sendo avaliados.

 

PREVENÇÃO E CONTROLE 

1. Controle do Reston Ebolavírus em animais domésticos

  • Nenhuma vacina contra RESTV animal está disponível. A limpeza de rotina e desinfecção das fazendas (com hipoclorito de sódio ou outros detergentes) deve ser eficaz na inativação do vírus.
  • Em caso de um surto, o local deve ser colocado em quarentena imediatamente. O abate de animais infectados, com supervisão de enterro ou a incineração de carcaças, pode ser necessário para reduzir o risco de transmissão de animais para humanos. Restringir ou proibir a circulação de animais de fazendas infectadas para outras áreas pode reduzir a propagação da doença.
  • Como surtos RESTV em suínos e macacos têm precedido infecções humanas, o estabelecimento de um sistema de vigilância ativa em saúde animal para detecção de novos casos é essencial no fornecimento de alerta precoce para as autoridades de saúde pública veterinária e humana.

 

2. Redução do risco de infecção por Ebola nas pessoas

Na ausência de tratamento eficaz e uma vacina humana, a conscientização sobre os fatores de risco para a infecção pelo Ebola e as medidas de proteção podem tornar-se a única forma de reduzir a infecção humana e a morte.

Na África, durante surtos de EVD, mensagens de saúde pública de ensino para a redução de risco devem se concentrar em vários fatores:

  • Reduzir o risco de transmissão da vida selvagem para humano do contato com morcegos frutívoros infectados ou macacos e do consumo de sua carne crua. Os animais devem ser manuseados com luvas e outro vestuário de proteção adequado. Produtos de origem animal (carne e sangue) devem ser bem cozidos antes do consumo.
  • Reduzir o risco de transmissão de humano para humano oriundos do contato direto ou próximo com pacientes infectados, em particular com os seus fluidos corporais. Luvas e equipamento de proteção individual adequado devem ser usados quando cuidar de doentes em casa. Lavar as mãos regularmente é necessário depois de visitar os pacientes no hospital, bem como depois de cuidar dos pacientes em casa.
  • Comunidades atingidas por Ebola devem informar a população sobre a natureza das medidas de contenção do surto ou doença, incluindo o enterro dos mortos. Pessoas que morreram de Ebola devem ser prontamente enterradas, obedecendo às regras de segurança e proteção.

 

Granjas de suínos na África podem ter um papel na amplificação da infecção por causa da presença de morcegos frutívoros nestas fazendas. Medidas de biossegurança adequadas devem estar no local para limitar a transmissão. Para RESTV, mensagens educativas de saúde pública deve se concentrar na redução do risco de transmissão de suínos para humanos, resultante das práticas de abate e consumo inseguro de sangue fresco, leite cru ou tecidos animais. Luvas e outro vestuário de proteção adequado devem ser usados ao manusear os animais doentes ou seus tecidos. Em regiões onde haja relatos de RESTV em suínos, todos os produtos de origem animal (sangue, carne e leite) devem ser bem cozidos antes de comer.

 

3. Controlar a infecção em estabelecimentos de assistência à saúde

A transmissão do vírus Ebola entre pessoas é principalmente associada com o contato direto ou indireto com sangue e fluidos corporais.

Nem sempre é possível identificar os pacientes com EBV cedo porque os sintomas iniciais podem ser não específicos. Por esta razão, é importante que os profissionais de saúde apliquem consistentemente as precauções-padrão com todos os pacientes – independentemente do seu diagnóstico – em todas as práticas de trabalho em todos os momentos. Estes incluem a higiene básica, higiene respiratória, o uso de equipamento de proteção individual (de acordo com o risco de projeções ou de outro contato com materiais infectados), as práticas de injeção segura e práticas funerárias seguras.

Os profissionais de saúde que cuidam de pacientes com suspeita ou confirmação de vírus Ebola devem aplicar, além de precauções-padrão, outras medidas para evitar a infecção por qualquer exposição a sangue e fluidos corporais do paciente e contato direto sem proteção. Quando em contato próximo (até 1 metro) de pacientes com EBV, os profissionais de saúde devem usar protetor da face (uma viseira ou uma máscara médica e óculos de proteção), um vestido de mangas compridas limpo, não estéril e luvas (luvas estéreis).

Os trabalhadores do laboratório também estão em risco. As amostras retiradas de animais e humanos com suspeita de Ebola para o diagnóstico devem ser manuseado por pessoal treinado e processadas em laboratórios devidamente equipados.

 

Deixe um comentário