Resolução FUVEST – 1ª FASE – 2012

Publicado: 18 de junho de 2014 em FUVEST, Sem categoria

A copa do mundo está rolando em nosso país, mas não podemos perder o foco. Estudar é preciso, para que tenhamos êxito em alcançar nossos objetivos. Hoje, trazemos a resolução da prova da 1ª fase da FUVEST aplicada em 2012, que pode ser encontrada no link abaixo:

http://www.fuvest.br/vest2012/1fase/fuv2012v.pdf

 

RESOLUÇÃO COMENTADA

12) Esta questão aborda as funções das organelas celulares, especificamente do complexo de golgi. Esta organela apresenta duas funções essenciais: secreção celular e endereçamento de moléculas. A primeira função relaciona-se com a necessidade que a célula possui de secretar (liberar) substâncias, sejam lipídios, proteínas, hormônios, etc. A segunda função está relacionada à capacidade que tal organela possui de endereçar as substâncias produzidas pela célula ao seu local de atuação. Por exemplo, o retículo endoplasmático rugoso pode produzir uma proteína que atua na membrana plasmática. Então, o retículo produzirá tal proteína e o complexo de golgi irá recebê-la e endereçá-la à membrana plasmática. O mesmo poderá ocorrer se a proteína atuar em outra região da célula. Tal regra também é válida para os lipídios. Sendo assim, a resposta correta é a letra A.

Para que não haja erros em questões relacionadas às funções das organelas, basta seguirmos as informações apresentadas na tabela abaixo:

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DICA PARA O VESTIBULAR!

A quantidade de cada uma dessas organelas pode variar em função da célula estudada. Por exemplo, uma célula que precise de grande quantidade de energia para o desempenho de suas atividades, como, por exemplo, os espermatozoides, poderá apresentar grande quantidade de mitocôndrias (responsáveis pela produção de energia). Outro exemplo é a célula hepática. O fígado participa do metabolismo de álcool e outras substâncias; por conta disso, possui grande quantidade de retículo endoplasmático liso e de peroxissomos.

 

13) Esta questão exige conhecimento sobre a resposta imunológica. Em primeiro lugar, devemos nos recordar que a resposta imune é o mecanismo de defesa do organismo contra agentes invasores. O organismo dos seres vivos é capaz de reconhecer “corpos estranhos” e possui mecanismos para destruí-los. O reconhecimento específico de um dado agente invasor caracteriza um tipo de resposta imune conhecida como resposta imune adquirida ou adaptativa. Neste processo, um grupo de células chamadas apresentadoras de antígenos reconhecem os “corpos estranhos” ou antígenos e apresentam-nos a um tipo específico de glóbulo branco chamado de linfócito T. Os linfócitos T, por sua vez, podem estimular a produção e liberação de anticorpos pelos linfócitos B ou ativar a ação dos macrófagos na fagocitose dos invasores.

No primeiro contato com o antígeno, este processo de reconhecimento e produção de anticorpos leva um tempo maior, permitindo que o invasor se multiplique e provoque a doença. No entanto, após o primeiro contato, o corpo preserva uma parte dos linfócitos T e B, formando um grupo de células conhecidas como células de memória imunológica, que são capazes de reconhecer imediatamente o antígeno no caso de um segundo contato. Sendo assim, a produção de anticorpos é mais rápida a partir do segundo contato com o antígeno. A reação imunológica ao primeiro contato é chamada de RESPOSTA IMUNE PRIMÁRIA, enquanto a reação ao segundo contato é chamada de RESPOSTA IMUNE SECUNDÁRIA. Este é o princípio que explica a razão de termos algumas doenças por uma única vez. Ele também explica o funcionamento de uma VACINA, que é induzir a criação de células de memória imunológica capazes de reconhecer um antígeno a partir de um segundo contato.

Sabendo dos conceitos acima apresentados, podemos analisar as situações propostas na questão:

 – Inicialmente, injetou-se uma dose de proteína A no camundongo. Após quatro semanas, injetou-se uma nova dose de proteína A, juntamente com uma dose de proteína B.

Sendo assim, pede-se para analisar o gráfico e assinalar a afirmativa correta. Ao observarmos o gráfico, vemos que após a primeira injeção de proteína A, a quantidade de anticorpos aumenta até certo nível, como mostrado na curva X. Em seguida, após a injeção das proteínas A e B, vemos uma curva Y de igual formato a curva X e a curva Z, que apresenta concentração de anticorpos muito superior. Repare que na curva X só tínhamos injeção da proteína A; logo, os anticorpos gerados irão combater essa proteína, o que caracteriza a resposta imune primária. Então, deu-se a segunda injeção. Repare que o camundongo já havia tido contato com a proteína A; logo, nesse segundo contato, a produção de anticorpos será muito maior, o que é observado na curva Z, caracterizando a resposta imune secundária a esse antígeno. A curva Y, por sua vez, representa a resposta imune primária contra a proteína B (o camundongo estava tendo o primeiro contato com este antígeno).

Com base nisso, podemos deduzir que a alternativa A é a resposta correta. 

 

14) Esta questão requer conhecimentos sobre dois processos essenciais: acomodação visual e adaptação a claro e escuro. Além disso, exige-se a compreensão das duas estruturas envolvidas nestes processos: cristalino e íris.

– A íris é um disco que dá cor aos olhos e possui uma abertura chamada de pupila (que atua como um diafragma de uma câmera fotográfica). Ela irá controlar a quantidade de luz que penetra no olho. Isso é um importante mecanismo para que o olho se adapte às condições de claro e escuro. Sendo assim, em condições de claridade maior, a íris aumenta, diminuindo a abertura da pupila; em condições de penumbra (menor intensidade luminosa), por sua vez, a íris diminui, provocando o aumento da abertura da pupila.

Ao analisarmos a questão, vemos que se pergunta o que ocorrerá com a íris quando uma pessoa passa para um ambiente de penumbra. Por estar no escuro, a íris diminuirá, provocando uma maior abertura da pupila. Analisando as alternativas, vemos que somente as letras B, C e E apresentam tal resposta.

Agora devemos analisar a questão da acomodação visual, que é responsabilidade do cristalino:

– O cristalino é uma lente transparente, que recebe a luz que penetrou através da pupila e é responsável pela focalização da imagem. No caso de imagem ou objetos próximos, os músculos ciliares contraem-se e tornam o cristalino mais arredondado, aumentando seu poder de refração; quando se fala em objetos mais distantes (visão de longa distância), os músculos ciliares relaxam e tornam a lente mais alongada.

No enunciado da questão fala-se em objetos próximos. Portanto, os músculos ciliares estarão contraídos, aumentando o poder de refração do cristalino.

Sendo assim, a resposta correta é a letra B.

 

15) Para resolver esta questão, devemos recordar qual a taxonomia das plantas e as principais características de cada grupo de vegetais. Para isso, iremos utilizar a tabela abaixo:

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Agora, podemos resolver a questão sem maiores dificuldades:

– A primeira afirmativa diz que o grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura que a diploide. De acordo com a tabela, os mais antigos são as briófitas e possuem a característica mencionada. Logo, afirmativa I correta.

– A segunda afirmativa diz que os grupos que possuem fase diploide mais desenvolvida, possuem também raiz, caule e folhas verdadeiros. Os grupos com fase diploide predominante são as Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas e realmente todos possuem estes órgãos. Logo, a afirmativa II está correta.

– A terceira afirmativa fala em grupos de plantas que possuem fase haploide e diploide de igual duração. Isso não é observado nos grupos de vegetais terrestres. Logo, a afirmativa III está errada. Outro tópico errado é o fato de dizer que esses vegetais possuem rizoides, cauloides e filoides (raiz, caule e folhas não verdadeiros). Vimos na tabela acima, que apenas as briófitas possuem esta característica e as mesmas possuem fase haploide predominante.

Sabendo que as afirmativas I e II estão corretas, a alternativa que responde a questão é a letra D. 

 

16) O enunciado da questão apresenta uma série de eventos que ocorrem durante a multiplicação (divisão) celular. E pede-se para indicar quais eventos estão relacionados com a separação equitativa do material genético. Para isso, devemos diferenciar os processos de mitose e meiose. Repare que a meiose possui duas divisões, a meiose I e a meiose II. A meiose II é rigorosamente igual ao processo de mitose. Então, apresentaremos uma tabela comparando a mitose e a meiose I:

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Para resolver esta questão, devemos avaliar qual tipo de divisão celular está sendo mencionado. Repare que fala-se em reparação tecidual. Este processo deve-se a ocorrência da mitose, um processo em que as células-filhas possuem a mesma quantidade de material genético que a célula-mãe. Então, devemos nos perguntar: “Das quatro afirmativas apresentadas quais delas estão relacionadas com a mitose e com a separação equitativa do material genético?”. Se analisarmos com atenção, veremos que somente as afirmativas II e IV estão relacionadas com a mitose. Logo, a resposta correta é a letra B.

 

DICAS IMPORTANTES ABAIXO!

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17) Esta questão aborda temas mais relacionados com geografia, envolvendo conhecimento sobre características de vegetação e clima das regiões apresentadas no mapa. Ao analisarmos o mapa, podemos verificar que os bandeirantes partiam do estado de São Paulo, que é caracterizado pela presença da Mata Atlântica na região mais litorânea e por grandes áreas de florestas densas.

Sabendo disso, podemos dizer que o ponto de partida eram áreas de florestas mais densas. Logo, podemos eliminar as alternativas A e E, visto que elas consideram que São Paulo não é formado por áreas florestais e nem por florestas mais densas.

Em seguida, devemos avaliar a vegetação característica dos estados de destino: Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O estado do Mato Grosso é caracterizado pela presença do Pantanal e possui uma área componente da Amazônia Legal. Goiás e Minas Gerais possuem áreas extensas de cerrado, que caracterizam-se pela vegetação com menor quantidade de árvores e altamente esparsa. Sabendo disso, podemos eliminar a alternativa B.

Por fim, precisamos analisar a questão das estações secas e do período de chuvas. Com relação a isso, podemos dizer que era bastante variável, alternando períodos mais secos, como, por exemplo, o inverno no Mato Grosso e certas épocas em Goiás com períodos de chuva intensa, que são observadas sobretudo no estado do Mato Grosso.

Sendo assim, a resposta correta é a letra D.

 

18) Esta questão envolve conhecimentos sobre os ácidos nucleicos e código genético. É importante lembrarmos quais as diferenças entre o DNA e o RNA:

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Analisando a molécula apresentada na questão, vemos que ela possui uracila (U). Portanto, trata-se de uma molécula de RNA. Sendo assim, somente as alternativas D e E podem estar corretas.

Agora precisamos determinar quantos aminoácidos são encontrados entre o sítio de iniciação e o sítio de mutação. Para isso, devemos nos recordar do seguinte conceito:

“O código genético é representado por trincas de nucleotídeos, ou seja, cada trinca de letras apresentada indica um aminoácido.”

 Então, vamos analisar a situação. O sítio de iniciação da tradução é representado sempre pela trinca AUG. Então, precisamos verificar quantas trincas existem entre AUG e a mutação. Ao fazermos isso, verificamos que existem 24 nucleotídeos (letras) e, portanto, teremos oito trincas. Se há oito trincas, teremos também oito aminoácidos. Sendo assim, a resposta correta é a letra D.

 

19) Esta questão aborda a genética, enfatizando o estudo da herança de duas características ao mesmo tempo (diibridismo). As características estudadas são: a altura das plantas e a cor do fruto.

De acordo com Mendel, cada característica será determinada por um par de genes. Como a questão não menciona nenhuma letra para representar cada característica, consideraremos os genes A e a para a altura da planta e os genes B e b para a cor do fruto.

Uma vez que fizemos isso, podemos determinar quais os genótipos possíveis para cada característica. Repare que o enunciado diz que a característica planta alta é dominante. Logo, as plantas altas possuirão o gene dominante e serão AA ou Aa; as plantas anãs, por sua vez, serão aa. Agora observe que a característica frutos vermelhos é dominante também. Logo, os frutos vermelhos possuirão o gene dominante e serão BB ou Bb; os frutos amarelos, por sua vez, serão bb.

Então, devemos analisar o que o enunciado nos diz. Ele fala que um agricultor cruzou linhagens puras de plantas altas/frutos vermelhos com plantas anãs/frutos amarelos. Mas o que é mesmo uma linhagem pura?

“Linhagens puras de organismos são aquelas obtidas por autofecundação, em que os indivíduos só possuem cópias de um mesmo gene, ou seja, possuem dois genes dominantes (AA ou BB) ou dois genes recessivos (aa).” 

Então, vamos pensar: “Qual o genótipo de linhagens puras de plantas altas com frutos vermelhos? E das plantas anãs com frutos amarelos?”. Se estamos falando em linhagens puras, as plantas altas com frutos vermelhos deverão possuir só cópias de genes dominantes, visto que a característica é dominante. Logo, seu genótipo será AABB. Com relação às plantas anãs com frutos amarelos, podemos dizer que elas só possuirão genes recessivos. Portanto, seu genótipo será aabb.

Após isso, diz-se que o agricultor pretendia obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos e, para isso, permitiu que os descendentes do cruzamento acima apresentado (AABB x aabb) cruzassem entre si, obtendo-se 320 plantas. Então, pergunta-se quantas plantas da linhagem desejada foram obtidas e o cruzamento que se deve fazer para sempre obter as plantas da linhagem desejada.

Para resolver isso, precisamos, em primeiro lugar, descobrir quais os descendentes do primeiro cruzamento (AABB x aabb). Para isso, iremos realizar o cruzamento separado de cada par de genes AA x aa e também BB x bb.

 

– Cruzamento AA x aa

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– Cruzamento BB x bb

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Repare que no cruzamento AABB x aabb produzimos 100% de indivíduos AaBb. Agora, devemos cruzar dois indivíduos AaBb entre si, para que possamos descobrir quantas plantas anãs e de fruto vermelho foram formadas. Para isso, vamos realizar o cruzamento de cada par de genes separadamente:

 

– Cruzamento Aa x Aa

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– Cruzamento Bb x Bb

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Então, devemos verificar qual a probabilidade de formar plantas anãs (aa) e com frutos vermelhos (BB ou Bb) separadamente. No primeiro cruzamento, vemos que apenas um indivíduo formado de um total de quatro possui a característica planta anã; logo, a probabilidade de formarmos plantas anãs é de 1/4. No segundo cruzamento, vemos que três indivíduos formados de um total de quatro possuem a característica frutos vermelhos; logo, a probabilidade de formamos plantas com frutos vermelhos é ¾. Como descobrir a probabilidade de possuir ambas as características? Basta multiplicarmos as probabilidades individuais, como mostrado abaixo:

P (plantas anãs com frutos vermelhos)= P(plantas anãs) x P(frutos vermelhos)

P(plantas anãs com frutos vermelhos)= ¼ x 3/4 = 3/16

Sabendo que a probabilidade é igual a 3/16 e que este cruzamento gerou 320 descendentes, podemos descobrir quantas dessas plantas são anãs e com frutos vermelhos. Basta multiplicarmos, o número total de descendentes pela probabilidade:

3/16 x 320= 60 indivíduos com plantas anãs e frutos vermelhos.

Sabendo disso, somente as alternativas D ou E podem estar corretas.

Agora devemos avaliar qual cruzamento produz plantas anãs com frutos vermelhos. Para obtermos sempre plantas anãs e com frutos vermelhos, precisamos cruzar sempre plantas homozigotas recessivas com relação à altura das plantas (aa) e homozigotas dominantes com relação à cor do fruto (BB). Sendo assim, a resposta correta é a letra E. 

 

20) Esta questão aborda a temática do crescimento das plantas que faz referência à fisiologia vegetal. Para resolvê-la, devemos nos recordar das condições necessárias ao crescimento do vegetal.

As plantas são organismos autótrofos e, portanto, são capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Para tal, a planta necessita de luz, água e gás carbônico. Ao analisarmos as duas situações apresentadas na questão, plantas no algodão e plantas em um vaso, podemos verificar que essas condições são obedecidas nos dois casos. Contudo, a planta também necessita de uma série de micronutrientes, somente encontrados no solo, para completar o seu desenvolvimento. Sendo assim, as plantas presentes no algodão não conseguiriam crescer devidamente e, provavelmente, irão morrer devido à falta desses nutrientes.

Sabendo disso, podemos dizer que a única alternativa que apresenta uma resposta coerente com o que foi mencionado acima é a letra B.

  

21) A questão aborda a evolução dos vertebrados, que estão divididos em cinco grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Vamos analisar cada afirmativa e discuti-las separadamente:

– Alternativa A: o grupo mais recente de vertebrados são os mamíferos. A passagem dos alimentos por estômago e intestino já é observada em outros grupos, como os répteis e as aves. Portanto, tal afirmação é incorreta.

– Alternativa B: a circulação sofreu modificações ao longo da evolução dos vertebrados. Uma mudança marcante foi a alteração na quantidade de cavidades cardíacas (peixes possuem somente duas cavidades, anfíbios e alguns répteis possuem três cavidades, enquanto os crocodilianos, aves e mamíferos possuem quatro cavidades). Contudo, somente nos grupos dos crocodilianos, aves e mamíferos é que a circulação sistêmica é completamente separada da circulação pulmonar (não há mistura de sangue venoso com sangue arterial). Sendo assim, tal afirmação está incorreta.

– Alternativa C: a respiração celular manteve-se igual em todos os grupos ao longo da evolução. A única mudança observada é a estrutura responsável pelas trocas gasosas em cada grupo. A maioria dos peixes respira através de brânquias (a exceção são alguns peixes de água doce que são pulmonados). Os anfíbios apresentam como principal forma a respiração pulmonar, mas também são capazes de realizar trocas gasosas através da pele (respiração cutânea). Os répteis, as aves e os mamíferos apresentam respiração pulmonar. Logo, a afirmativa está correta.

– Alternativa D: a excreção é realmente variável nestes grupos. Contudo, o tipo de excreta eliminada por cada grupo irá depender do ambiente onde vivem. A amônia, um resíduo bastante solúvel em água, costuma ser eliminada por peixes e girinos. O ácido úrico, um resíduo pouquíssimo solúvel em água, é eliminado por grupos adaptados à ambientes de clima mais seco (como os répteis e aves). Os mamíferos e anfíbios, por sua vez, eliminam principalmente ureia.  Sendo assim, tal afirmativa está incorreta.

– Alternativa E: os peixes apresentam reprodução dependente de água. Contudo, a transição do meio aquático para o terrestre não envolve a formação de indivíduos totalmente independentes de água para a sua reprodução. Os anfíbios, primeiro grupo de vertebrados terrestres, reproduzem-se na água e seu estágio larvar (o girino) vive na água. Portanto, a alternativa está incorreta.

Sendo assim, a resposta correta é a letra C.

 

22) Esta questão fala sobre o efeito estufa, processo natural responsável pelo aquecimento do planeta. No enunciado, diz-se que uma das consequências desse processo é o aumento da temperatura nos oceanos e pergunta-se o que isso provoca. É importante lembrar que a temperatura afeta a dissolução do oxigênio e do gás carbônico nas águas oceânicas. Contudo, precisamos avaliar as justificativas apresentadas nas alternativas. Para auxiliá-los, lembrem-se:

– Uma redução na dissolução do gás carbônico faz com que o fitoplâncton (algas) captem menor quantidade de gás carbônico e, consequentemente, o efeito estufa se intensifique.

– A redução na dissolução de oxigênio diminuirá a quantidade de oxigênio dissolvido na água, podendo provocar a morte de seres vivos componentes da biota.

Sabendo disso, podemos verificar que a única alternativa que apresenta uma resposta coerente é a letra A.

 

BONS ESTUDOS!!!!

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