Resolução UERJ – 1º Exame de Qualificação – 2002

Publicado: 8 de abril de 2014 em Exame de qualificação da UERJ, Sem categoria

Vamos discutir as questões de mais uma prova da UERJ? Abaixo se encontra o link para a prova:

http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2002/2002eq1_2de3.pdf

 

QUESTÃO 26

Esta questão exige o conhecimento de determinadas características de proteínas e do DNA, que são estudados na parte de bioquímica.

Para resolvê-la, teremos que associar as informações apresentadas no enunciado com as informações apresentadas no gráfico.

No enunciado, diz-se que o DNA apresenta carga negativa (lembre-se que isso se deve à presença de grupamentos fosfato nesta molécula) e está ligado com proteínas de caráter básico chamadas de histonas. Sabendo disso, precisamos julgar qual será a carga apresentada pelas histonas em pH básico, para que possamos determinar qual das quatro proteínas apresentadas no gráfico poderá ser uma histona. Para isso, basta lembrarmos da lei de atração e repulsão, que diz:

“Cargas opostas se atraem, enquanto cargas iguais se repelem.”

Tendo esse princípio em mente, podemos dizer que as histonas possuirão qual tipo de carga? Muito bem! Se o DNA possui carga negativa, só poderá interagir com proteínas que possuem carga positiva. Então, em pH básico, as histonas possuem carga positiva.

Agora vamos analisar o gráfico. Para determinar qual dessas proteínas pode ser uma histona, precisamos verificar qual delas apresenta carga positiva em pH básico (lembrando que pH básico é aquele acima de 7). Analisando o gráfico, vemos que somente a proteína W possui carga positiva em alguns valores de pH básico (entre 7 e 10). Logo, somente ela poderá ser uma histona.

Desse modo, a resposta correta é a letra A.

 

QUESTÃO 30

Essa questão pretende determinar o caminho percorrido por uma dada substância injetada por via venosa. Vamos raciocinar.

Uma injeção venosa é realizada em uma veia, um vaso sanguíneo que leva o sangue do corpo para o coração. Sendo assim, já podemos eliminar as alternativas A e C, que mencionam os pulmões como o primeiro destino dessa substância.

Após isso, devemos nos perguntar: “Por qual lado do coração o sangue proveniente do corpo retorna?”. A resposta é simples: o sangue proveniente das diversas partes do corpo retorna sempre pelo lado direito do coração. Então, o sangue contendo essa substância chegará no átrio direito e passará para o ventrículo direito. Este, por sua vez, bombeará o sangue para os pulmões (onde ocorre a troca de gases). Posteriormente, o sangue retornará ao coração pelo átrio esquerdo, passará para o ventrículo esquerdo. Este, por fim, bombeará o sangue para o corpo, incluindo o órgão-alvo da substância, que é o rim.

Desse modo, a resposta correta é a letra B.

Imagem

 

QUESTÃO 32

Essa questão exige alguns conhecimentos de fisiologia humana e metabolismo energético para a sua resolução. Repare que a frase apresentada diz que todo o oxigênio absorvido sob a forma de oxigênio, é eliminado sob a forma de gás carbônico. Esta frase sugere que o oxigênio é transformado em CO2 no nosso corpo, o que não é verdadeiro. Mas qual seria a justificativa desta afirmativa ser falsa? Vamos analisar cada alternativa apresentada na questão:

– Este item está incorreto, pois afirma que o CO2 é eliminado pelos rins sob a forma de bicarbonato. Essa é outra forma de excreção de gás carbônico pelo corpo, mas não é a principal, que envolve a eliminação deste gás por meio do processo expiratório. Alternativa incorreta.

– Os pulmões são responsáveis pela eliminação da maior parte do gás carbônico produzido em nosso metabolismo. Apenas uma pequena parcela é eliminada pela urina sob a forma de bicarbonato. Alternativa incorreta.

– O oxigênio atua como aceptor final de elétrons na cadeia respiratória mitocondrial e forma água ao término deste processo. Logo, a alternativa está correta.

– As reações metabólicas das células humanas envolvem a realização de processos que consomem o oxigênio, mas não o produzem. Logo, tal afirmativa é incorreta.

Sendo assim, a resposta correta é a letra C.

Imagem

 

QUESTÃO 35

Esta questão discute os dois tipos de hidrólise (quebra) a que a sacarose (um dissacarídeo) pode ser submetida: hidrólise ácida ou catálise enzimática.

Então, para resolvê-la, precisamos buscar diferenças entre a hidrólise ácida e a catálise enzimática. Como temos mais conhecimento sobre a ação das enzimas na parte de bioquímica, vamos relembrar algumas características da catálise enzimática:

– As enzimas são proteínas que aceleram as reações químicas;

– Reações enzimáticas são afetadas pela temperatura e pelo pH do meio, visto que alterações bruscas nestes fatores podem provocar desnaturação e perda da atividade enzimática;

– A concentração de substrato também afeta as reações enzimáticas. Inicialmente, a velocidade da reação tende a aumentar rapidamente (indica que o substrato é consumido rapidamente) e, posteriormente, a velocidade da reação vai diminuindo até se tornar constante.

Estas informações serão suficientes para resolvermos a nossa questão. Em primeiro lugar, pede-se para indicar quais curvas representam a hidrólise ácida e a catálise enzimática. Para resolvermos isso, vamos usar o gráfico de referência. Vamos anotar nossas observações com relação às curvas X e Y no gráfico de referência:

– A curva X é representada por uma reta decrescente, o que indica uma redução na concentração de sacarose ao longo do tempo.

– A curva Y indica um decréscimo mais rápido na concentração de sacarose seguido por um período de decréscimo mais lento, tendendo a ficar constante.

Sabendo disso, qual curva representa a hidrólise ácida? E a catálise enzimática? Pelas nossas anotações sobre a catálise enzimática feitas no início da resolução, podemos dizer que a curva Y representa a catálise enzimática, enquanto a curva X representa a hidrólise ácida. Podemos dizer isso, pois é notável que a velocidade da reação é muito maior na curva Y; observe que a concentração de sacarose cai mais rapidamente do que na curva X. Além disso, podemos observar que a curva tende a se estabilizar em determinado momento.

Agora precisamos determinar qual dos dois gráficos experimentais representam uma experiência realizada à 80ºC. Lembre-se que as enzimas humanas atuam em uma temperatura de 37ºC. Desse modo, a uma temperatura de 80ºC, as enzimas sofrerão desnaturação e perderão a sua atividade biológica (serão incapazes de realizar a sua função). Então, ao analisarmos os gráficos, veremos que, somente no gráfico 1, houve perda da atividade biológica, pois a curva Y se mantém constante, ou seja, a enzima não está digerindo a sacarose e por isso sua concentração não se altera.

Sendo assim, a resposta correta é a letra A.

Imagem

 

QUESTÃO 39

Esta questão se baseia em um texto que fala sobre o derramamento de óleo em ambientes aquáticos e discute o acúmulo dessas substâncias até que atinjam o topo da pirâmide alimentar.

Na pergunta, questiona-se qual o nome do processo de acúmulo de substâncias ao longo da pirâmide alimentar. Quatro alternativas diferentes são apresentadas. Vamos discuti-las:

– Biogênese: este é o nome dado a uma das principais teorias de origem da vida. Esta teoria elucida que um ser vivo só pode surgir a partir de outro ser vivo existente;

– Biossíntese: é a síntese biológica de diversas moléculas presentes nas células. Por exemplo, a biossíntese de ácidos graxos, de nucleotídeos, de aminoácidos, etc.

– Biodegradação: capacidade que uma substância tem de ser degradada biologicamente por seres vivos chamados de decompositores.

– Bioacumulação: acúmulo de substâncias não-biodegradáveis nos tecidos dos seres vivos, de modo que, ao se alimentarem, estas substâncias possam se acumular ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares.

Com base nos conceitos apresentados acima, vemos a alternativa correta é a letra D. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s