Revisão – Transportes transmembrana

Publicado: 5 de setembro de 2013 em Exame de qualificação da UERJ

1) A figura abaixo representa uma célula de uma planta jovem.

Considere duas situações: 

1) a célula mergulhada numa solução hipertônica;

2) a célula mergulhada numa solução hipotônica. 

Dentre as figuras numeradas de I a III, quais representam o aspecto da célula, respectivamente, nas situações 1 e 2?

a) I e II.

b) I e III.

c) II e I.

d) III e I.

e) III e II.

 

COMENTÁRIOS:

Esta é uma clássica questão sobre osmose em células vegetais. Sempre que questões sobre osmose forem abordadas em provas de vestibular, basta seguir as seguintes regras:

– Célula em meio hipotônico: ocorre absorção de água, fazendo com que a célula fique túrgida (“inchada”).

– Célula em meio hipertônico: ocorre perda de água, fazendo com que a célula fique murcha.

Sendo assim, seguindo estas idéias, podemos concluir que, na situação 1, a célula murchará e, na situação 2, a célula ficará túrgida. Analisando as figuras, tentem verificar qual célula está murcha e qual célula ficou túrgida. Observe as figuras com atenção e verificará que a figura I representa uma célula que aumentou de volume; portanto, túrgida. Já a célula III indica uma célula que passou por uma retração de volume; portanto, murcha. Sendo assim, a resposta correta é a letra D.

 

Importante pra caramba (IPC)!!!!!!

Não se esqueça que existem diferenças marcantes entre a osmose em células animais e vegetais. Na célula animal, a absorção excessiva de água poderá provocar a RUPTURA da membrana plasmática. Isto não ocorre em células vegetais, visto que estas possuem uma estrutura chamada de PAREDE CELULAR, que confere rigidez e proteção à célula.

 

2) Um pesquisador verificou que a substância por ele estudada apresentava como efeito, em meio de cultura de linfócitos, a diminuição da concentração intracelular do íon potássio. A explicação admitida pelo pesquisador para essa diminuição foi a ocorrência de alterações na função de, pelo menos, um dos seguintes sistemas: a bomba de sódio-potássio, os canais de transporte passivo de potássio ou a síntese de ATP na célula. Os gráficos abaixo mostram possíveis alterações nas funções de cada um desses sistemas; o ponto 0 representa a função normal, na ausência da substância estudada, e o sinal positivo e o negativo representam, respectivamente, o aumento e a diminuição da função.

O gráfico no qual cada um dos três sistemas apresenta uma alteração compatível com o efeito da substância é o de número:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV

 

COMENTÁRIOS:

Esta é uma questão clássica sobre transporte transmembrana, que aborda os conceitos de transporte passivo, transporte ativo e bomba de sódio e potássio.

No enunciado é mencionado que um pesquisador tratou algumas células (linfócitos) com determinada substância, o que provocou uma queda na concentração de íons potássio no interior da célula. Além disso, a banca associa tal efeito a uma alteração em algum dos três sistemas apresentados na questão: atividade da bomba de sódio e potássio, permeabilidade dos canais de potássio e síntese de ATP.

Para resolver esta questão, basta lembrarmos que a principal forma de transportar potássio pela membrana é a bomba de sódio e potássio, que é um tipo de transporte ativo.  Então, vamos relembrar alguns pontos sobre esse tipo de transporte:

– Ocorre contra o gradiente de concentração, ou seja, as partículas de soluto se movimentam da área menos concentrada para a mais concentrada.

– Ocorre gasto de ATP (energia).

Relembrando este ponto, podemos verificar que dois dos sistemas apresentados na questão estão diretamente relacionados. Quais são eles? Se você pensou na bomba de sódio e potássio e na síntese de ATP, está correto.

Então, vamos imaginar: “O que ocorrerá com a bomba de sódio e potássio caso a síntese de ATP seja afetada, por exemplo, diminuída?”. Pense o seguinte: o transporte ativo depende de ATP; logo, se não temos ATP, não haverá transporte ativo.

Agora vamos raciocinar: se estes dois sistemas estão relacionados, o aumento na função de um deles levará ao aumento na função do outro e vice-versa. Sendo assim, devemos procurar gráficos que obedeçam a este preceito: “Se a síntese de ATP diminui, o transporte ativo também diminui e vice-versa”.

Agora, analisem os gráficos da questão e tentem identificar qual(is) deles apresenta esta característica. Muito bem, se você viu que o gráfico I é o único com esta característica, está correto!

Sendo assim, a resposta correta é a letra A.

 

DICAS IMPORTANTES (NÃO SE ESQUEÇA!!): 

– Transporte passivo (difusão simples, difusão facilitada e osmose) ocorrem sem gasto de energia e, nos casos de difusão simples e facilitada, a favor do gradiente de concentração (da área mais concentrada para a menos concentrada).

– Transporte ativo sempre gasta ATP (energia). Sendo assim, se a síntese de ATP for bloqueada por alguma razão, o transporte ativo não irá ocorrer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s