Mais questões da UERJ comentadas

Publicado: 5 de setembro de 2013 em Exame de qualificação da UERJ

1) Algumas células da pele de uma mesma rã foram retiradas em sua fase girino e, depois, em sua fase adulta. Observe a tabela abaixo, na qual são mostradas as combinações possíveis das macromoléculas DNA e RNA mensageiro.

foto 1

 

Os resultados referentes à comparação das macromoléculas das células da rã nas fases girino e adulta estão indicados pelos seguintes números:

(A) 1 e 3

(B) 1 e 4

(C) 2 e 3

(D) 2 e 4

 

COMENTÁRIOS:

Esta é uma questão que exige conhecimentos sobre DNA e RNA. No enunciado é dito que foram removidas células de um girino e uma rã adulta e que, após isso, foi realizada uma comparação entre o DNA e os tipos de RNAm destas duas células. Lembre-se de dois pontos chaves para resolver estas questões:

– Após a diferenciação celular, que ocorre na transformação dos girinos em animais adultos, o DNA permanece inalterado. As células continuarão contendo a mesma informação genética.

– Após a diferenciação celular, ocorre mudança nos tipos de RNAm. Isso se deve ao fato das células se tornarem mais especializadas; logo, irão expressar apenas os genes das proteínas relacionadas com as suas funções.

Obs: estas regras valem para qualquer processo de diferenciação celular, que ocorra em qualquer ser vivo.

Sendo assim, a resposta desta questão e letra B.

 

2) Uricotélicos são animais que excretam nitrogênio através de sua incorporação em ácido úrico, substância pouco solúvel em água. Já os mamíferos excretam o nitrogênio sob a forma de ureia, composto muito solúvel em água. Considere a hipótese de que, em algum momento do futuro da Terra, a água se torne progressivamente escassa. No gráfico abaixo, as curvas representam as taxas de crescimento populacional de diversos grupos animais em função da crescente dificuldade de obtenção de água.

foto 1

 

Com base no conceito de seleção natural, a curva que poderia representar os animais uricotélicos é a identificada por:

(A) P

(B) Q

(C) R

(D) S

 

COMENTÁRIOS:

A leitura inicial do enunciado dá a falsa impressão de que a questão aborda o tópico sobre fisiologia excretora. Contudo, a pergunta é bastante clara quando se refere à seleção natural; portanto, trata-se de uma questão sobre evolução das espécies.

Para resolvê-la, vamos relembrar o conceito de seleção natural. Esta teoria foi desenvolvida por Charles Darwin e seus preceitos foram publicados no livro “A origem das espécies” em 1859. Ela aborda a idéia de que existe variação entre os diferentes indivíduos (hoje sabemos que a fonte desta variação é a ocorrência das mutações, assim como a recombinação gênica e a reprodução sexuada) e que o ambiente seleciona as características mais vantajosas e adaptadas para sobreviver naquela condição ambiental. Com esses conceitos poderemos responder a esta questão.

Agora vamos buscar as informações relevantes para a resolução. São elas:

– Uricotélicos eliminam o ácido úrico, que é pouco solúvel em água.

– Ureotélicos eliminam a uréia, que é muito solúvel em água.

– Condição ambiental: a água se tornou escassa.

 

Agora vamos raciocinar juntos: “Sob escassez de água, os animais poderão perder grandes volumes de água na urina ou deverão reter mais líquido?”; se você pensou que deverão evitar a perda de água (reter mais líquido), está correto. Agora vamos pensar: “Qual grupo de animais está mais adaptado a evitar a perda de água?”; o enunciado nos dá essa informação, dizendo que animais uricotélicos eliminam um resíduo pouco solúvel em água. Sendo assim, os uricotélicos são os animais mais bem adaptados a esta condição ambiental. Então: “O que deverá ocorrer com a população de uricotélicos?”. Vamos aplicar o conceito da seleção natural para responder isso. Os indivíduos mais adaptados tendem a sobreviver; uma vez que sobrevivem, poderão se reproduzir, o que levará ao aumento do tamanho da população destes indivíduos. Sendo assim, ao analisarmos o gráfico, veremos que a única curva que representa o crescimento da população é a curva S. Logo, a resposta correta é a letra D. 

 

FAÇAM BOM PROVEITO!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s