DESCOMPLICANDO O METABOLISMO ENERGÉTICO – Parte 4

Publicado: 15 de agosto de 2013 em Bioquímica

Então galerinha,

Até o momento falamos sobre alguns aspectos muito importantes desse tema. Mas outro tópico bastante abordado é a ocorrência dos processos de FERMENTAÇÃO.

Em primeiro lugar, precisamos nos perguntar: 

“Em qual circunstância a célula realiza fermentação?”

A resposta é simples: em condições anaeróbias (ausência de oxigênio).

Vocês devem estar se perguntando: “Mas professor, o senhor não falou no post anterior que a glicólise produz energia em condições anaeróbias?”.

Exatamente!!! A glicólise é responsável por produzir energia em condições anaeróbias. Contudo, para que este processo possa ocorrer, é necessária a disponibilidade de NAD (aceptor de prótons e elétrons). Isso mesmo!!! O NAD não é um recurso inesgotável. Durante as reações de oxidação da glicólise e do ciclo de Krebs, o NAD é convertido em NADH. Na última etapa da respiração celular (fosforilação oxidativa), este NADH será convertido novamente em NAD, que será reutilizado na glicólise e no ciclo de Krebs. Repare que, na respiração celular (condições AERÓBIAS), o NAD é renovado na última etapa. Aí pergunto a vocês:

E EM CONDIÇÕES ANAERÓBIAS? COMO O NAD É RECICLADO, SE NÃO HÁ FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA?

A resposta é bem simples: o NADH é convertido em NAD pelos processos de fermentação. Sendo assim, a fermentação recicla o NAD, que poderá ser utilizado na glicólise, para a produção de energia (ATP).

Outro ponto essencial bastante abordado em provas de vestibular são os tipos de fermentação. Vamos falar sobre eles?

De modo geral, existem dois tipos de fermentação:

ALCOÓLICA: 

O piruvato produzido na glicólise é convertido em ETANOL e GÁS CARBÔNICO.

Agora vamos olhar algumas curiosidades que são cobradas em vestibular. Tentem responder as duas perguntas abaixo:

1. Por que a massa de pão cresce quando a deixamos descansando?

2. Por que a cerveja e o vinho contém álcool?

E aí já pensou? Parecem perguntas bastante complexas, mas possuem explicações bastante simples. Então, vamos discuti-las:

O preparo do pão utiliza fermento biológico, que é um tipo de fungo. Na ausência de oxigênio, este fungo realiza FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA e produz gás carbônico. O acúmulo deste gás na massa faz ela aumentar de tamanho.

No caso da cerveja e do vinho, utiliza-se um fungo (levedura) que, na ausência de oxigênio, também realiza fermentação alcoólica e produz ETANOL (álcool comum). Sendo assim, o álcool presente nessas duas bebidas não foi adicionado em nenhum momento, mas sim formado durante a fermentação.

Talvez vocês já tenham ouvido falar que quanto mais velho for o vinho, maior será o seu valor; isso se deve ao fato do vinho ter fermentado por maior período de tempo. Mas isso tem um limite de tempo e condições específicas. Em determinadas condições, o vinho pode se oxidar e gerar vinagre.

 

LÁCTICA 

O piruvato produzido na glicólise é convertido em LACTATO ou ÁCIDO LÁCTICO.

Este processo está bastante relacionado com a realização de atividades físicas intensas por seres humanos. Para compreender isso, vamos imaginar um cara jogando futebol e tentar responder à seguinte pergunta:

Como estará o suprimento de oxigênio no músculo dessa pessoa? 

Vamos pensar: “Se estou praticando atividade física, a demanda de energia será maior ou menor?”. É óbvio que será maior, pois suas células musculares estarão “trabalhando” muito mais. Então: “Será que a demanda por oxigênio será maior ou menor?”. Também será maior, visto que o oxigênio é essencial para a respiração celular. 

Agora, vamos refletir: “Será que a nossa respiração e a circulação sanguínea consegue suprir toda a demanda por oxigênio nestas situações?”. A resposta é simples: NÃO. Então, como fazer para produzir energia?

Você já sabe responder. Comentamos isso em outro post. Em condições anaeróbias, nosso corpo produzirá energia por meio da glicólise. E realizará a FERMENTAÇÃO LÁCTICA com o objetivo de reciclar o NAD, que é essencial para que a glicólise ocorra.

Imagem

 

BOM ESTUDO A TODOS!!! Em breve resolução de questões sobre o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s