1º Exame de Qualificação UERJ

Publicado: 4 de agosto de 2013 em Exame de qualificação da UERJ

VAMOS DISCUTIR AGORA UMA QUESTÃO SOBRE SÍNTESE DE PROTEÍNAS

Questão 34

As características abaixo são referentes aos processos de replicação, transcrição e tradução, que ocorrem em seres vivos.

I – A síntese de proteínas tem início antes mesmo do término da transcrição.
II – A grande maioria dos genes contém íntrons, retirados antes da tradução.
III – A síntese de proteínas sempre ocorre em ribossomos livres no citoplasma.
IV – O processo de replicação possui uma única origem.
As características I, II, III e IV estão associadas, respectivamente, aos organismos indicados em:
(A) eucariotos – eucariotos – procariotos – eucariotos
(B) eucariotos – procariotos – eucariotos – procariotos
(C) procariotos – eucariotos – procariotos – procariotos
(D) procariotos – procariotos – eucariotos – procariotos

 

COMENTÁRIOS

Para a resolução desta questão é necessário conhecermos os conhecimentos de procariotos e eucariotos. Se relembrarmos este tópico, verificaremos que as células procariotas apresentam como características a ausência de carioteca e de organelas citoplasmáticas, enquanto as células eucariotas apresentam carioteca e organelas citoplasmáticas. Essas informações podem ser utilizadas no julgamento das afirmativas apresentadas.

O item I afirma que a síntese de proteínas (tradução) ocorre mesmo antes do término da transcrição. Nas células eucariotas, estes dois processos são separados espacialmente, ou seja, a transcrição ocorre no núcleo e a tradução ocorre no citoplasma. Desse modo, em eucariotos, há também uma separação temporal destes processos. Nas células procariotas, por sua vez,  estes dois processos ocorrem no citoplasma. Sendo assim, é possível que a transcrição e a tradução ocorram concomitantemente. 

O item II fala sobre a presença de íntrons no DNA. Neste ponto, é importante que vocês se recordem da existência de dois tipos de sequências: íntrons e éxons. Os íntrons são sequências não-codificantes, ou seja, contém informações que não participam da síntese de proteínas e, portanto, são removidos antes do processo de tradução. Eles estão presentes EXCLUSIVAMENTE em células eucariotas. 

O item III fala sobre o local onde ocorre a síntese de proteínas. Neste caso, vocês deverão se recordar das aulas de citoplasma, onde foi estudado que a síntese de proteínas em eucariotos ocorre em uma organela citoplasmática específica chamada de RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO (contém ribossomos aderidos em sua superfície). Sendo assim, a característica apresentada é observada em células PROCARIOTAS, que possuem ribossomos livres no citoplasma.

O item IV fala sobre o processo de replicação do DNA. De todos os itens apresentados, este é o mais atípico de ser abordado em provas de vestibulares. Neste caso, é importante vocês saberem que a replicação é o processo de duplicação do DNA, que ocorre antes de uma célula se dividir. Além disso, é importante vocês saberem que, em CÉLULAS PROCARIOTAS, há uma única origem de replicação.

Sendo assim, a resposta é letra C.

 

DICA!!!

Fiquem atentos na resolução das questões, pois, muitas vezes, não há a necessidade de saber julgar todas as afirmativas para chegar à resposta correta. Por exemplo, quando verificamos que o item I é referente aos procariotos, podemos eliminar as alternativas A e B. Quando julgamos o item II e verificamos que ele se refere às células eucariotas, já podemos concluir que a resposta é letra C, não havendo necessidade de julgar os itens seguintes.

Outra dica importante na resolução deste tipo de questão é tentar julgar sempre os itens que você apresenta maior conhecimento, para minimizar as chances de um erro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s